Caso Afinsa: Estado espanhol não paga aos portugueses - TVI

Caso Afinsa: Estado espanhol não paga aos portugueses

AFINSA: Pedidas indemnizações a Estado Espanhol

Mais de 2.700 pessoas foram lesadas deste lado da fronteira, que o Tribunal recusa indemnizar

Relacionados
Os mais de 2.700 portugueses lesados pelo escândalo da filatélica Afinsa não vão receber qualquer indemnização de Espanha, depois de Audiência Nacional ter recusado declarar qualquer responsabilidade patrimonial do Estado, avança o jornal El País.

Apesar de terem estado em operação durante 25 anos, a actividade da Afinsa estava fora do âmbito da supervisão das autoridades financeiras e por isso o Estado espanhol não irá pagar 1,8 mil milhões de euros reclamados pelos lesados na alegada fraude da Afinsa, escreve a Lusa.

Portugueses ainda reclamam 62 milhões de euros

Em Portugal, os 2.700 lesados representados pela Deco reclamam por um montante que ascende aos 62 milhões de euros.

A Deco, que representa 2700 lesados em Portugal pela Afinsa, diz que os portugueses não tinham expetativas em relação à decisão da justiça espanhola, que recusou declarar qualquer responsabilidade patrimonial do Estado neste caso, mas esperam ainda ser ressarcidos de parte do dinheiro.

Em declarações à Lusa, o jurista da associação de defesa do consumidor Deco, Paulo Fonseca, explicou não ter dado entrada no tribunal espanhol nenhuma ação contra o Estado da parte dos portugueses e por isso aguardavam "serenamente" e "sem qualquer expetativa" a decisão do tribunal espanhol.

Segundo o jurista, os portugueses - que reclamam por um montante que ascende aos 62 milhões de euros - aguardam pelo processo de reclamação de créditos para recuperarem "pelo menos uma parte do dinheiro".
Continue a ler esta notícia

Relacionados