BPI mantém em aberto entrada da Sonangol na filial angolana - TVI

BPI mantém em aberto entrada da Sonangol na filial angolana

BPI

(Notícia actualizada com mais pormenores e declarações)

O Banco Português de Investimento (BPI) mantém em aberto a entrada da Sonangol na sua filial angolana, o Banco Fomento de Angola (BFA).

«A Sonangol tem vindo a ter conversas com o BPI. A primeira vez que falámos sobre isso (a eventual entrada da angolana no capital do BFA) foi em Setembro de 2006. Não temos pressa», disse o presidente Fernando Ulrich, à margem da apresentação dos resultados do banco, que aconteceu esta quinta-feira em Lisboa.

Lucros do BPI crescem 15% para os 355 milhões

«O BPI tem toda a vantagem em avançar» para a abertura do capital do BFA, admitiu, ao mesmo tempo que lembrou que para tal acontecer «são precisos dois».

«Visão para Angola é de longo prazo»

Por isso, alegando não querer estar a pressionar nem negociar com o Estado Angolano e com a Sonangol através dos jornalistas, acrescentou só que estas operações «têm o seu próprio ritmo» e que não há pressa porque a instituição que lidera «tem uma visão de longo prazo para Angola».

«Será (feito o negócio) quando tiver que ser», desvaloriza Fernando Ulrich.

A instituição vai propor na próxima Assembleia-Geral (AG) de accionistas o pagamento de um dividendo de 0,187 euros por acção. Um aumento face a 2006

As acções do BPI fecharam a trepar 1,30% para os 3,91 euros.
Continue a ler esta notícia