Coimas indevidas no Pagamento por Conta descredibiliza sistema - TVI

Coimas indevidas no Pagamento por Conta descredibiliza sistema

dinheiro

O presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas considerou que a aplicação de coimas indevidas no Pagamento Especial por Conta descredibiliza o sistema fiscal.

Em declarações à agência «Lusa», Domingues Azevedo, apelou ao Ministério das Finanças para intervir e disse que se «está a criar uma situação em que impera o velho conceito: Pague agora, reclame depois».

Esta terça-feira o jornal «Público» refere que a Direcção-Geral das Contribuições e Impostos (DGCI) exigiu a liquidação do Pagamento Especial por Conta (PEC) a milhares de contribuintes sem que tivesse base legal para esses pagamentos, tendo chegado a aplicar coimas.

Por isso, Domingues Azevedo salienta que «não é só o PEC. O PEC pela sua dimensão desperta maior atenção», disse o responsável, acrescentando que «não estão verificadas minimamente a emissão de documentos automáticos do sistema fiscal».

«O sistema executa ordens que lá estão e se o sistema tiver um problema vai emitir milhares de documentos. Em situações como a do PEC é complicado para os contribuintes», referiu.

No entender do presidente do CTOC, esta situação «descredibiliza o processo e o sistema fiscal e gera nas pessoas uma sensação de injustiça e impotência».

Domingues Azevedo admitiu ter a informação de que os processos das coimas estão a ser anulados e apelou ao Ministério das Finanças para que resolva a situação e evite que surjam outras.

«Nós somos defensores da legalidade e consideramos que se o Estado exige ao contribuinte que cumpra as suas obrigações o mínimo que se pode pedir é que (o Estado) cumpra com os seus deveres também», rematou.
Continue a ler esta notícia