Mais de 70 mil tentam fugir às penhoras - TVI

Mais de 70 mil tentam fugir às penhoras

Consumidores em pânico

Contribuintes com dívidas procuram vender património

Relacionados
Cerca de 6.100 contribuintes com dívidas fiscais tentam, em média, por mês, vender o seu património de forma a escapar à execução do Estado. Perante estes números, o Ministério das Finanças decidiu avançar com um sistema informático para travar a venda de imóveis em vias de penhora, diz o «Correio da Manhã».

Fisco penhora sanitas e bidés

Fisco abre época de caça à multa

De acordo com os dados disponibilizados pelo Governo, por ano mais de 73 mil devedores tentam impedir a cobrança das dívidas fiscais, dissipando o seu património.

Quer seja através da alienação gratuita, por exemplo passar o imóvel para o nome de um familiar, ou onerosa. Cerca de 80 por cento dos casos registados são relativos a companhias.

A Direcção-Geral das Contribuições e Impostos passará a contar com um sistema informático que detecta de forma automática, através do cruzamento de dados, todas as situações em que os devedores ao Fisco tentem vender o seu património. Para o Governo, não há dúvidas de que a maioria dos casos se trata de «operações planeadas de evasão e fraude fiscais de elevada gravidade».
Continue a ler esta notícia

Relacionados