Um milhão de euros por captura de incêndiários - TVI

Um milhão de euros por captura de incêndiários

  • Portugal Diário
  • 26 ago 2007, 23:04
Fogos na Grécia (EPA)

Grécia: governo anuncia recompensas. Fogos já fizeram 61 mortos

O Ministério da Ordem Pública grego anunciou hoje que oferece até um milhão de euros de recompensa pela captura dos responsáveis pelos incêndios no país que afectam o país há três dias e já fizeram 61 mortos, noticia a Lusa.

«O balanço provisório é de 61 mortos. As últimas quatro vítimas foram encontradas no oeste do Peloponeso, em Elide», disse Panos Efstathiou, funcionário do Ministério da Saúde, à agência francesa AFP.

A recompensa anunciada, que vai de 100.000 a um milhão de euros, será dada «a quem forneça informações que conduzam à descoberta e à detenção de pessoas responsáveis pelos incêndios no país desde 1 de Julho até hoje», refere o ministério, em comunicado.

O montante da recompensa relativa a cada incêndio de origem criminosa será fixado tendo em conta o número de vítimas e a importância do sinistro, acrescenta o documento.

Além dos meios de comunicação social e dos partidos da oposição, também o primeiro-ministro, Costas Karamanlis, partilha da tese de que se trata de incêndios de origem criminosa, quando se aproximam as eleições legislativas antecipadas, a 16 de Setembro.

Entretanto, vários países, sobretudo europeus, mas também os Estados Unidos e a Rússia, mobilizaram-se para ajudar a Grécia no combate aos incêndios.

Portugal enviou hoje um avião Canadair, de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros grego, foram disponibilizados 24 aviões e helicópteros de países como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Holanda ou Israel.

De acordo com o serviço de bombeiros grego, chegaram já ao país seis aviões, enquanto outros sete e 11 helicópteros deverão chegar nas próximas horas.
Continue a ler esta notícia