Consumidores estão descontentes com serviços bancários - TVI

Consumidores estão descontentes com serviços bancários

Dinheiro

Comissária europeia critica subida de preços praticada pelos distribuidores de electricidade e gás

Relacionados
Os consumidores europeus estão descontentes com os seus serviços bancários, de fornecimento de energia e de transportes públicos e não se sentem bem defendidos pelos poderes públicos, revela um relatório divulgado esta segunda-feira pela Comissão Europeia.

«Estou muito preocupada com o mau resultado de três sectores de serviços tão essenciais na vida dos cidadãos», comentou a comissária europeia para o Consumo, Meglena Kuneva, ao apresentar o relatório baseado em dados recolhidos em 2008, citada pela Lusa.

Mas a Comissão apenas pode «insistir junto dos Estados sobre a pertinência destas queixas», reconheceu.

Um consumidor em dois «não se sente correctamente protegido pelas disposições em vigor» na UE, indicam as conclusões do relatório.

Concretamente, Kuneva criticou as subidas de preços praticadas pelos distribuidores de electricidade e gás.

A Comissão Europeia vai realizar em 2009 «uma análise aprofundada da situação dos consumidores no mercado de retalho de electricidade», cujos resultados devem ser apresentados no final do ano, anunciou a comissária, considerando que «os consumidores merecem mais».

Kuneva também denunciou as práticas tarifárias usadas no sector bancário, nomeadamente «as taxas bancárias que os consumidores desconhecem».
Continue a ler esta notícia

Relacionados