Zorrinho quer 100% das PME portuguesas ligadas à Internet - TVI

Zorrinho quer 100% das PME portuguesas ligadas à Internet

O coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, disse esta terça-feira esperar que todas as pequenas e médias empresas (PME) portuguesas estejam ligadas à Internet dentro de 3 anos.

Relacionados
«Queremos que até 2010 todas as PME portuguesas estejam não só ligadas à Internet, mas como também a utilizem como factor de competitividade», defendeu o também coordenador nacional da Estratégia de Lisboa, à «Lusa».

Actualmente, cerca de 80 por cento das PME têm acesso à Internet.

«As tecnologias de informação são fundamentais, uma vez que permitem às PME estarem presentes nos mercados mundiais», através da disponibilização de informação na Internet, acessível por todos em qualquer lugar, adiantou o responsável.

Carlos Zorrinho falava a propósito da conferência «utilização das TIC (tecnologias da informação e da comunicação) para a Competitividade das PME», que hoje decorre em Lisboa no âmbito da presidência portuguesa da UE.

«Esta conferência marca também o facto de Portugal ter sido muito activo na defesa de uma política dirigida às PME e de a sua aplicação também estar a ser feita no país», adiantou Zorrinho.

«Portugal não só aprovou uma comunicação onde defende que a Comissão Europeia deve dar competências em TIC a todas as empresas, como também está a trabalhar numa tomada de posição da importância da qualificação dos trabalhadores das pequenas empresas para que se tornem competitivos», salientou.

Carlos Zorrinho considerou que Portugal está no bom caminho, nomeadamente com as políticas que têm sido criadas para impulsionar a competitividade das PME e deu como exemplo o programa SIM, Soluções Integradas para a Modernização.

«As empresas vão ser apoiadas não só para formar trabalhadores como também para ter portais em inglês e português», adiantou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados