Heynckes pede tempo e paciência - TVI

Heynckes pede tempo e paciência

Treinador do Benfica esperava ter Nuno Gomes e mais um médio defensivo A dois dias da estreia no campeonato, diante do F.C.Porto, o treinador do Benfica pede tempo e paciência aos adeptos. Heynckes lembra que o plantel tem muitos jogadores novos e frisa que planificou a temporada com Nuno Gomes e mais um médio defensivo.

«Planifiquei a época com Nuno Gomes e com mais um jogador para o meio campo defensivo», quem o diz é Jupp Heynckes.  

Embora compreenda as circunstâncias em que vive o clube, o treinador do Benfica contava para esta época com a dupla Nuno Gomes-Van Hooijdonk e com mais um médio defensivo. 

Quando questionado sobre se o mexicano Gerardo Torrado, que se encontra à experiência, seria o tal médio pretendido, o técnico apenas referiu que o jogador «está a treinar há alguns dias com a equipa», escusando-se a fazer qualquer apreciação sobre o atleta. 

Na última conferência de imprensa antes da 1ª Jornada do campeonato, Jupp Heynckes falou do jogo com o F.C.Porto referindo que a equipa das Antas «é ligeiramente favorita, pois joga em casa e está muito bem armada em todas as linhas». 

«Da mesma forma que nós perdemos o Nuno Gomes, o F.C.Porto também perdeu o Jardel e por essa razão tem que mudar um pouco a sua forma de jogar», referiu também o técnico benfiquista sobre a equipa comandada por Fernando Santos. 

Heynckes comparou ainda a adaptação de Van Hooijdonk com a de Pizzi, jogadores com características diferentes de Nuno Gomes e Jardel, respectivamente. «O entrosamento de Hooijdonk com a equipa não se consegue de um dia para o outro, tem que ser a médio prazo. Há que ter paciência com os novos jogadores. Por exemplo, Ivan Dudic jogou ontem 90 minutos pela selecção jugoslava, contra a Irlanda do Norte, e jogou bem, portanto se ele o fez lá também é capaz de jogar aqui. É preciso tempo e adaptação», salientou o treinador encarnado.  

«Temos jogadores jovens, algumas caras novas e também alguns jogadores, como o Fernando Meira e o Escalona por exemplo, que estiveram cerca de 3 meses sem jogar, e por isso é preciso tempo para a equipa ficar melhor», disse ainda o técnico do clube da Luz. 

João Pinto é outro dos jogadores que já não faz parte do plantel do Benfica. O jovem Maniche tem sido o mais utilizado na sua posição, no entanto o treinador diz que não está a pensar em nenhum substituto para o antigo capitão encarnado. «Apenas me preocupo em colocar as peças no sítio certo», justifica. 

«Entendo as exigências dos sócios, no entanto a diferença entre aquilo que os adeptos entendem e a realidade é bem diferente», referiu Heynckes relativamente à paciência dos sócios benfiquistas. 

Em relação ao primeiro jogo do campeonato, o treinador do Benfica referiu ainda que o russo Aleinitchev vai merecer uma atenção especial. «É um bom jogador, imaginativo e bom tecnicamente, por essa razão vamos ter cuidado com ele, mas não vamos fazer nenhuma marcação especial.» 

Sobre a equipa provável titular para o jogo com o Porto, Heynckes apenas referiu que «devem jogar aqueles que mais vezes têm actuado na pré-temporada». 

«Sou um treinador exigente. Enquanto jogador sempre estive no topo. Treinei equipas como o Bayern Munique, o Real Madrid e o Athletic Bilbau e por essa razão as minhas exigências são altas», justificou Heynckes em relação à sua opinião sobre o campeonato português. No entanto o treinador encarnado diz que o futebol português está a crescer. «Com o último campeonato da Europa e com a atribuição do Euro-2004 para Portugal, com novas infraestruturas, o futebol aqui tem todas as condições para crescer», salientou. 

Depois de uma sessão de treino que se realizou à porta fechada, e em que Toy e Rojas não trabalharam devido a problemas fisícos, Jupp Heynckes falou da equipa benfiquista, afirmando que se encontra contente com o trabalho dos seus jogadores. «Nos últimos dias temos tido todos os jogadores disponíveis, mas as lesões antigas prejudicaram-nos um pouco», salientou.  

O plantel benfiquista volta a treinar amanhã às 9h30m, partindo depois para o Norte, onde joga no sábado, às 19h com o F.C. Porto.

Continue a ler esta notícia