Benfica e Sporting em vantagem na Taça UEFA - TVI

Benfica e Sporting em vantagem na Taça UEFA

Sporting_Feye

Benfica, Sporting e Marítimo venceram esta quinta-feira os seus jogos da 1ª mão, da primeira eliminatória da Taça UEFA, enquanto Nacional da Madeira e Sporting Braga perderam nas deslocações a Sevilha e Edimburgo, respectivamente.

A formação da Luz foi à Eslováquia bater o Dukla Banska Bystrica, por 3-0, e garantiu praticamente a presença na recém-criada fase de grupos da segunda mais importante competição europeia de clubes.

Sem efectuar uma exibição de "encher o olho", os "encarnados" conseguiram derrotar

uma frágil formação eslovaca, graças a dois tentos de Simão (38 e 65 minutos) e um de João Pereira (72).

Já o Sporting, a jogar em Alvalade, sofreu bastante para derrotar o Rapid Viena, por 2-0, numa partida em que actuou metade da segunda parte reduzido a 10 unidades, por expulsão de Anderson Polga.

Os "leões" apenas conseguiram ultrapassar a defensiva austríaca no segundo tempo, com os golos a serem apontados pelos brasileiros Tinga, aos 61 minutos, e Liedson, aos 85.

No Estádio dos Barreiros, no Funchal, o Marítimo conseguiu um triunfo importante sobre os escoceses do Glasgow Rangers, por 1-0, com o golo solitário do encontro a ser apontado pelo brasileiro Manduca, aos 26 minutos.

Os insulares partem, assim, com vantagem mínima de um golo para a partida da segunda mão, no dia 30 de Setembro, no Ibrox Park, em Glasgow.

Sorte diferente teve a outra equipa madeirense presente na primeira eliminatória da Taça UEFA, o estreante Nacional da Madeira, que saiu derrotado na visita ao reduto do Sevilha, por 2-0.

No Sánchez Pizjuan, os golos andaluzes foram apontados pelo avançado brasileiro Júlio Baptista, aos 32 minutos, e pelo defesa espanhol Sérgio Ramos, aos 80.

Por fim, o Sporting Braga também comprometeu a passagem à fase de grupos, ao ser derrotado na Escócia pelo Hearts of Midlothian, por 3-2.

Webster (51 minutos), Hartley (62) e Kisnorbo (92) marcaram os tentos da formação britânica, enquanto paulo Sérgio (64) fez o "golo de honra" dos "arsenalistas", que terão de trabalhar muito para conseguir dar a volta a este resultado no Municipal de Braga.

Nos restantes jogos com participação de portugueses, a Lazio, "de" Fernando Couto, o AEK Atenas, "de" Fernando Santos e Bruno Alves, o Estugarda, "de" Fernando Meira, e o Feyenoord, "de" Bruno Basto, conseguiram resultados positivos, enquanto o Standard Liège, "de" Sérgio Conceição, cedeu um comprometedor empate caseiro a zero bolas.

A Lazio, sem Couto, venceu por 3-0, no terreno dos ucranianos do Metalurg Donetsk, com tentos de Rocchi (73 minutos), César (75) e Pandev (85).

Já o AEK Atenas foi "arrancar" um precioso empate a uma bola no reduto dos eslovenos do NK Gorica, com Bruno Alves a actuar os 90 minutos.

Os holandeses do Feyernoord, que contou com Bruno Basto a titular, foram à Noruega vencer o Odd Grenland, por 1-0, com o tento solitário do encontro a ser apontado pelo japonês Ono.

Por fim, o Estugarda, sem a participação de Meira, conseguiu uma importante vitória na Hungria, por 3-1, no terreno do Ujpest.

Os austríacos do Graz AK conseguiram a goleada da ronda, ao derrotarem em casa os búlgaros do Lovetch, por 5-0, tendo mais duas equipas alemãs alcançado o mesmo número de golos, mas concedendo um tento - o Schalke 04 venceu o Liepajas Metalurgs (Letónia) e o Alemannia Aachen o Hafnarfjoeurdur (Islândia).
Continue a ler esta notícia