PT vai vender mais de 100 imóveis este ano - TVI

PT vai vender mais de 100 imóveis este ano

PT

A Portugal Telecom (PT) deu início a um grande processo de venda de património imobiliário, esperando encaixar, pelo menos, 90 milhões de euros em três anos.

Relacionados
Até ao final de 2007, a operadora vai alienar mais de cem edifícios e terrenos, esperando receitas de 30 milhões de euros, refere o «Diário de Notícias».

Nos próximos dois anos, o processo irá continuar, não estando ainda quantificados o número de imóveis para vender. Os proveitos esperados são, no mínimo, de 30 milhões de euros em 2008 e mais 30 milhões em 2009.

«A PT tem um património de 1288 imóveis. Muitos deles estão desocupados e têm custos elevados de manutenção», afirmou Rui Pedro Soares, administrador da PT e presidente da PT Imobiliária.

A operadora pediu à Deloitte uma auditoria ao seu património (que ainda está a decorrer), estando a vender os imóveis à medida que a auditoria e a avaliação dos edifícios é concluída.

Desde o início do ano, «já vendemos oito imóveis por 12,5 milhões de euros. Estes imóveis tinham um opex (custos de manutenção) total de 506,4 mil euros», sustentou Rui Pedro Soares, acrescentando que as operações correspondem a um «desinvestimento imobiliário, não se trataram de operações sale e leaseback (venda e arrendamento posterior)».

O administrador destacou que nas maiores vendas, a PT conseguiu multiplicar por cinco o valor contabilístico dos imóveis.

«Face ao interesse gerado no mercado e aos montantes encaixados, temos expectativas elevadas», revelou. Por decidir está o destino de 20 edifícios em co-propriedade entre a PT e os CTT, que não foram divididos em 1994 (altura em foi criado o grupo PT separado dos CTT).
Continue a ler esta notícia

Relacionados