Portugal é líder europeu em operações Multibanco e Via Verde - TVI

Portugal é líder europeu em operações Multibanco e Via Verde

Multibanco. Foto ADT

Estamos 15% acima do segundo país, que é a Espanha

Relacionados
Portugal é líder europeu destacado no pagamento electrónico automático de produtos e serviços sem recurso à Internet, devido ao sucesso das redes Multibanco e Via Verde.

«A penetração do Multibanco em Portugal é destacadamente a maior de toda a União Europeia. Portugal tem mais de 1.500 caixas Multibanco por milhão de habitantes, o que é o dobro da média europeia», referiu o presidente da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), Luís Magalhães, à «Lusa».



O responsável, que participa quarta-feira na Universidade Católica de Lisboa numa Conferência sobre Comércio Electrónico, salientou que, em número de caixas bancárias automáticas por milhão de habitantes, Portugal está «15% acima do segundo país, que é a Espanha, e mais de 50% acima do terceiro, o Reino Unido».

60% dos pagamentos de portagens são por Via Verde

Na Via Verde, a situação também é «muito interessante». Portugal é o líder europeu em portagens automáticas. Em número de identificadores, temos 2,5 vezes mais do que o segundo país, Itália, e 11 vezes mais do que o terceiro, França.

Luís Magalhães sublinhou que, nas auto-estradas portuguesas, «mais de 62 por cento dos pagamentos de portagens são por Via Verde», que registou entre Janeiro e Setembro deste ano 188 milhões de transacções.

Cerca de 70 por cento da população portuguesa com mais de 15 anos usa o Multibanco, que é «como um outro balcão», referiu, acrescentando que a utilização destas caixas automáticas para fazer pagamentos «tem crescido regularmente e de forma sustentada».

Recorde-se que só nos primeiros nove meses de 2008, foram realizados na rede Multibanco 96 milhões de pagamentos, envolvendo mais de 4,7 mil milhões de euros.

Entre Janeiro e Setembro, o número de pagamentos aumentou de 10,4 milhões para 11,2 milhões e o valor de 468 milhões para 746 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados