José Sócrates é o novo secretário-geral do PS - TVI

José Sócrates é o novo secretário-geral do PS

Socrates

A primeira declaração política de José Sócrates como novo secretário-geral do Partido Socialista ficou marcada pela vontade de fazer do partido uma alternativa governativa. Sócrates desafiou os militantes do PS e considera que a noite de hoje marca o início da «mudança política de Portugal».

Relacionados
José Sócrates quis deixar uma mensagem a todos quantos estão «desiludidos e que ambicionam mais para o país». «O PS está pronto para fazer o que esperam que faça: liderar a mudança política em Portugal», algo que, disse, «já começou esta noite».

Para esta missão, o líder desafiou Manuel Alegre e João Soares a «travar as batalhas políticas necessárias», no âmbito de um partido com unidade.

Sem avançar qual será o caminho a seguir no novo ciclo político, Sócrates prometeu tudo fazer para «estar à altura da confiança» que lhe foi depositada e «firmar o partido para que, quando chegar o momento, este possa substituir o Governo».

O novo secretário-geral socialista salientou a «votação verdadeiramente histórica», um sinal «claro de um partido vivo, bem ciente da sua responsabilidade e com vontade de se afirmar ao serviço dos portugueses».

José Sócrates deixou ainda uma palavra de reconhecimento a Ferro Rodrigues, anterior secretário-geral do PS.

Na sua primeira declaração política no novo cargo, José Sócrates não respondeu a quaisquer perguntas dos jornalistas.

Sócrates obteve 78,6 por cento dos votos. Em segundo lugar ficou Manuel Alegre, com 16,6 por cento, e por último João Soares, com 3,9 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados