FIFA entregou proposta à Comissão Europeia - TVI

FIFA entregou proposta à Comissão Europeia

Regulamento de transferências No último dia do prazo estabelecido pela Comissão Europeia, a FIFA entregou a sua proposta para a revisão do regulamento de transferências. A Comissão limitou-se a divulgar os pontos principais da proposta.

A FIFA entregou hoje à Comissão Europeia a sua proposta para a revisão do sistema de transferência de jogadores. A organização mundial de futebol entregou o projecto, elaborado por uma «task-force» conjunta FIFA-UEFA, da qual se retirou à última hora o nsindicato de jogadores, mesmo em cima da data limite estabelecida pelo comissário Mário Monti. 

A Comissão, que pressiona há muito a FIFA para apresentar uma alternativa à sua intenção de abolir o pagamento de indemnização pelas transferências de jogadores, confirmou a recepção de uma carta da FIFA, mas não divulgou a proposta, limitando-se a informar que esta se estendia por seis pontos principais.  

Os contornos gerais da proposta da FIFA são já conhecidos: a proibição das transferências de menores, um sistema de compensação para os clubes que formaram o jogador, o «respeito pelos contratos por um período mínimo» e dois períodos fixos ao longo do ano em que podem ser realizadas transferências, com a proibição de o mesmo jogador se transferir mais do que uma vez por ano. 

A proposta prevê ainda, segundo a comissão, a criação de um sistema de arbitragem e várias «disposições transitórias».

Continue a ler esta notícia