Gerês: vaga de assaltos a carros - TVI

Gerês: vaga de assaltos a carros

  • Portugal Diário
  • 19 jun 2007, 12:06

Autarquia pede mais segurança para zonas onde os turistas aparcam

A Câmara de Terras de Bouro solicitou ao Comandante da GNR o reforço de agentes durante o período estival para garantir a segurança dos milhares de visitantes que acorrem ao Gerês, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia, noticia a Lusa.

O autarca António Afonso (PSD) adiantou que já pediu uma audiência ao Governador Civil de Braga, Fernando Moniz, que considera um homem «atento aos problemas de segurança no distrito».

«A GNR diz que não tem meios e a verdade é que, por vezes, está um homem no posto e anda outro na rua, o que não é suficiente», reconheceu, frisando que compete ao Ministério da Administração Interna resolver o problema.

O autarca falava a propósito da vaga de assaltos ao interior de viaturas ocorridas em Junho na serra do Gerês, em zonas onde os turistas aparcam para pescar, tomar banho nos rios, passear na floresta ou percorrer a antiga estrada romana, a Geira.

A GNR de Terras de Bouro anda à procura dos autores de 15 assaltos ao interior de viaturas. Fonte do posto da GNR local adiantou que os autores da vaga de assaltos, que se estendeu aos concelhos vizinhos de Vieira do Minho e de Montalegre, visam, sobretudo, furtar as carteiras dos ocupantes para levar dinheiro e cartões de crédito.

«Os ladrões aproveitam-se do facto de as pessoas irem tomar banho ao rio ou dar um passeio a pé para abrirem os carros e chegar às carteiras», revelou. A GNR tem procurado vigiar os locais mais frequentados por visitantes, nomeadamente nas zonas de São João de Campo e da estrada que liga o Gerês à fronteira da Portela do Homem.
Continue a ler esta notícia