Sócrates diz que exportações são o motor da economia - TVI

Sócrates diz que exportações são o motor da economia

UE: Sócrates satisfeito com plano de Energia

O secretário-geral do PS afirmou esta sexta-feira que os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram que as exportações foram o motor da economia e que o país ganhou quotas de mercado ao longo de 2006.

Relacionados
«O nosso sector exportador é verdadeiramente o motor da economia portuguesa», declarou José Sócrates à entrada para um colóquio sobre igualdade promovido pelo Departamento Nacional das Mulheres Socialistas na sede do PS, em Lisboa, avança a «Lusa».

«Os dados do INE demonstram que o crescimento da economia portuguesa (1,3 por cento em 2006) foi superior às expectativas das principais organizações internacionais. Isso é um sinal que reforça a confiança na nossa economia», declarou.

De acordo com o primeiro-ministro, apesar de o crescimento ter ficado u m décimo abaixo do valor recentemente previsto pelo executivo para 2006 (1,4%), mesmo assim é superior à previsão inicial inscrita pelo Governo em 2005 na proposta orçamento do ano passado (1,1%).

Perante os dados do INE, Sócrates entende que o mais importante é salientar que se trata de um crescimento «virtuoso porque se baseia nas exportações", que cresceram 8,8% em 2006.

«Em 2006, as exportações cresceram mais do que a média dos países desenvolvidos. Bateram todos os recordes, já que desde 1995 não se verificava um valor tão elevado», destacou o chefe do Governo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados