Adiam parto para receber subsídio - TVI

Adiam parto para receber subsídio

  • Portugal Diário
  • 27 dez 2006, 16:32

Em 2007, alemães recebem até 25 mil euros para ter filhos

As grávidas alemãs estão a tentar adiar o nascimento dos filhos até ao dia 1 de Janeiro, para receberem um subsídio que começa a ser atribuído em 2007.

Segundo a BBC Brasil, o subsidio, que pode chegar aos 25 mil euros, é uma medida do Governo alemão para incentivar ao aumento da natalidade.

O dinheiro será pago aos pais que tiverem filho a partir do dia 1 de Janeiro, nem um minuto antes, diz a BBC.

A preocupação da comunidade médica alemã é, agora, evitar que o esforço para adiar o nascimento das crias ponha em risco a saúde de mães e filhos. Segundo os médicos, muitas pacientes estão a evitar usar os «truques» que a futuras mães normalmente adoptam para apressar o nascimento dos seus filhos. Entre eles está beber vinho tinto, comer pratos temperados com caril e fazer exercícios físicos.

Nas últimas décadas, as taxas de nascimento na Alemanha caíram a um ponto que autoridades alemãs consideram «alarmante». A taxa de fertilidade média é de 1,37 filho por casal, bem abaixo da média de 2,1 considerada necessária para manter a população em nível estável.

Pela actual legislação, pais que decidem ter filhos podem receber até 7,2 mil euros por um período máximo de dois anos. A partir de 1 de Janeiro, quando forem modificados os critérios, poderão receber até dois terços do seu salário durante um ano, no valor máximo de 25,2 mil euros.
Continue a ler esta notícia