Serviços secretos gregos já sabem quem afundou dívida - TVI

Serviços secretos gregos já sabem quem afundou dívida

Euro

Secreta espanhola está a proceder a investigações semelhantes

Os serviços secretos gregos já sabem quem foram os investidores culpados pela forte queda da dívida pública do país. De acordo com a imprensa grega, várias empresas e investidores terão vendido títulos de dívida grega em massa para a recomprar mais tarde, a preços mais atractivos. Muitas vezes, a recompra era feita na mesma sessão.

Na lista denunciada pela secreta grega e que está citada nos jornais, encontram-se a gestora de fundos Fidelity International, uma das maiores do mundo, a Moore Capital, a Brevan Howard e ainda o investidor norte-americano John Paulson.

Os serviços secretos gregos têm estado em contacto com os espanhóis, que se encontram a investigar possíveis movimentos semelhantes com a dívida pública espanhola.

O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, tem falado de um ataque de especuladores à Grécia e à moeda única europeia, um discurso algo semelhante ao de alguns governantes espanhóis, nomeadamente o ministro do Fomento do país vizinho, que denunciou publicamente um «complot» contra a dívida pública espanhola e contra o euro.
Continue a ler esta notícia