Líbia autoriza desembarque de imigrantes - TVI

Líbia autoriza desembarque de imigrantes

  • Portugal Diário
  • 15 out 2007, 10:21

50 pessoas foram resgatadas por embarcação com pavilhão português

O chefe de diplomacia espanhol, Miguel Angel Moratinos, anunciou hoje no Luxemburgo que as autoridades líbias já autorizaram o desembarque em Tripoli dos 50 imigrantes resgatados por uma embarcação com pavilhão português, noticia a Lusa.

Moratinos, que falava na Cidade do Luxemburgo à entrada de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), revelou que a informação lhe fora comunicada, meia-hora antes, pelo chefe de gabinete do presidente líbio, o coronel Muammar Kadhafi, segundo o qual a situação estava «resolvida».

Pouco antes, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, afirmara à entrada para o mesmo encontro, que Portugal estava a trabalhar em conjunto com Espanha e as autoridades líbias em busca de uma «solução rápida» e manifestara-se convicto de que ainda hoje seria encontrada uma solução.

Entretanto, José López, armador do barco, de pavilhão português e sede em Alicante, afirmou hoje que a embarcação terá já recebido autorização para atracar em Tripoli, onde deve chegar em breve.

López disse que a autorização foi dada depois das negociações diplomáticas que Portugal e Espanha mantiveram com as autoridades líbias.

«Durante a madrugada telefonaram-nos do Salvamento Marítimo em Madrid para dizer que teríamos a autorização para poder desembarcar», afirmou.

No sábado, o pesqueiro «Corisco» - com pavilhão português mas explorado por um armador espanhol e com tripulação mista - resgatou nas proximidades da costa da Líbia cerca de 50 imigrantes da África Subsaariana, entre os quais mulheres e crianças, que viajavam numa frágil embarcação, e aguardava desde então autorização para poder entrar no porto de Tripoli e desembarcar as pessoas.
Continue a ler esta notícia