Défice da balança comercial cai 5,3% com ajuda das exportações - TVI

Défice da balança comercial cai 5,3% com ajuda das exportações

Dinheiro2

As exportações e as importações apresentaram variações positivas de 26,8 por cento e 11,9% respectivamente, em 2006, determinando uma variação homóloga do défice da balança comercial de menos 5,3%.

Relacionados
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a categoria dos Combustíveis e Lubrificantes continua a registar um crescimento elevado em ambos os fluxos, sendo as taxas de variação homóloga de 81% para as exportações e de 22,8% para as importações.

No período em análise, as importações registam aumentos em todas as categorias económicas, com excepção do grupo material de transporte e acessórios, que apresenta uma quebra acentuada (-29,8%).

Destacam-se os combustíveis e lubrificantes (+22,8%), os fornecimentos industriais (+20,1%) e as máquinas e outros bens de capital (+10,4%).

Do lado das exportações os combustíveis e lubrificantes também se destacaram com um acréscimo de 81%, refere o INE. O forte crescimento deste grupo motivou «a alteração da posição relativa deste grupo que, no período homólogo, representava 9,4% do total das exportações extracomunitárias e actualmente representa 13,4%».
Continue a ler esta notícia

Relacionados