PS desafia Governo madeirense a baixar IVA na região para 14% - TVI

PS desafia Governo madeirense a baixar IVA na região para 14%

Mapa Madeira

Para acabar com «discurso contraditório»

Relacionados
O grupo parlamentar do PS/Madeira desafiou esta segunda-feira o Governo madeirense a acompanhar o executivo central e reduzir a taxa do IVA no arquipélago para 14 por cento, «o valor mais baixo da Europa».

Segundo a agência «Lusa», os deputados socialistas apresentaram em conferência de imprensa um projecto de resolução visando a diminuição daquele imposto na Madeira, criticando o facto do executivo da Madeira ainda não ter tomado posição e fazer «um discurso contraditório» nesta matéria.

«Durante três anos vários partidos pediram a redução dos impostos e no momento em que o Governo da República o faz, o executivo regional do PSD/M diz que tem dúvidas se pode fazê-lo no arquipélago», afirmou o líder parlamentar do PS/M, Vítor Freitas.

Para o dirigente socialista insular, «o Governo madeirense tem de proceder em conformidade e colocar o IVA no patamar dos 14%».

Realçou que o «IVA atinge todos da mesma forma, não é selectivo e leva ao aumento do poder de compra das famílias, aumenta a competitividade das empresas, pode amortecer os custos da insularidade e ter um impacto positivo na praça financeira da Madeira».

«O Governo da República ao longo dos últimos três anos foi criando condições na sua gestão das finanças públicas no sentido de hoje poder apresentar aos portugueses um IVA mais baixo», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados