Maior fogo florestal do ano ocorreu no Sardoal - TVI

Maior fogo florestal do ano ocorreu no Sardoal

  • Portugal Diário
  • 3 out 2007, 17:49

Incêndio de 20 de Agosto devastou 1.846 hectares de floresta

O maior incêndio ocorrido este ano registou-se no Sardoal, distrito de Santarém, a 20 de Agosto e devastou 1.846 hectares de floresta, indica o relatório hoje divulgado pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), noticia a Lusa.

No mesmo dia ocorreria o segundo maior fogo do ano, que começaria em Mértola (distrito de Beja) e alastraria depois a Alcoutim (Faro), consumindo 928 hectares de floresta e mato. Os dois incêndios tiveram origem «intencional», segundo o relatório.

O dia 20 de Agosto tornou-se assim no mais grave em termos de incêndios florestais nos primeiros nove meses do ano, totalizando uma área destruída pelas chamas de 2.792 hectares.

Na globalidade, ocorreram este ano 20 incêndios que consumiram uma área igual ou superior a 100 hectares, número residual quando comparado com as 16.605 ignições (começo de incêndio) registados.

Este grupo dos 20 maiores incêndios foi responsável por 51,1 por cento da área ardida (o que equivale a 8.486 hectares).

Destas duas dezenas, nove são considerados no relatório da DGRF como tendo origem «intencional» (fogo posto), três por negligência, outros tantos por causa indeterminada e igual número por «renovação de pastagens».

Por meses, o recorde da área ardida ocorreu em Agosto (7.376 hectares), seguido de Setembro (4.738) e Julho (3.135).
Continue a ler esta notícia