Municípios adoptam hidrogénio como solução energética - TVI

Municípios adoptam hidrogénio como solução energética

Abastecer numa bomba de hidrogénio

Na constante procura de alternativas aos fornecedores tradicionais

Relacionados
Vários municípios e empresas portuguesas estão adoptar o hidrogénio como solução energética. Trata-se de uma iniciativa que visa a competitividade no âmbito do Projecto LUCIS ¿ Demonstração de Pilhas de Combustível a Hidrogénio em Ambiente Real, liderado pelo INEGI em parceria com o INETI e SER.

Os investigadores pretendem, igualmente, testar sistemas desenvolvidos com o hidrogénio como base tecnológica em ambiente real, e em diferentes configurações e especificações, demonstrando as vantagens da utilização das pilhas de combustível a hidrogénio como solução de energia.

O Projecto LUCIS envolveu um investimento na ordem dos 240 mil euros. Cerca de 180 mil euros foram financiados no âmbito do programa DEMTEC ¿ Sistema de Incentivos à Realização de Projectos-Piloto Relativos a Produtos, Processos e Sistemas Tecnologicamente Inovadores do PRIME (Programa de Incentivos à Modernização da Economia).

Além da sua fiabilidade e vantagens competitivas, os promotores vão avaliar os impactos de natureza logística, empresarial, social e cultural, quais as vantagens para a competitividade das empresas e da economia que decorrem da utilização desta solução energética e, igualmente, obter informação sobre a dimensão do mercado.

Para já, o projecto conta com a participação da Câmara Municipal de Torres Vedras e de, para além das empresas Auto-estradas do Atlântico e Autosil.

Parcerias entre Institutos

Também o INETI, um dos promotores do projecto, tem em demonstração pilhas de combustível, mais concretamente na iluminação das saídas de emergência. Na manutenção da sinalética de emergência procedeu-se à substituição das baterias actualmente utilizadas por pilhas de combustível a Hidrogénio, representando esta uma oportunidade de demonstração de produto inovador a nível nacional, produto de trabalhos de I&D concluídos, em que o INETI participou activamente.

O INEGI, além da coordenação do Projecto LUCIS, é responsável pelo acompanhamento das instalações, monotorização dos dados e teste das pilhas instaladas. Nesse sentido dispõe de um Laboratório de Pilhas de Combustível devidamente equipado.

Promovido pelo INEGI e com a SRE e INETI como parceiros, o Projecto LUCIS envolveu um total de seis colaboradores (2 INEGI; 3 SRE; 1 INETI) e um investimento na ordem dos 240 mil euros. Cerca de 180 mil euros foram financiados no âmbito do programa DEMTEC ¿ Sistema de Incentivos à Realização de Projectos-Piloto Relativos a Produtos, Processos e Sistemas Tecnologicamente Inovadores do PRIME (Programa de Incentivos à Modernização da Economia).
Continue a ler esta notícia

Relacionados