Reserva Federal dos EUA mantém juros nos 2% - TVI

Reserva Federal dos EUA mantém juros nos 2%

Ben Bernanke

Ciclo de descidas parece ter chegado ao fim, conforme se esperava

Relacionados
Ciclo de descidas parece ter chegado ao fim, conforme se esperava

Como se esperava, a Reserva Federal dos EUA decidiu esta quarta-feira manter a taxa de juro de referência nos 2%.

Esta manutenção parece assim por fim ao ciclo de reduções a que se vinha assistindo e que foi o mais significativo em duas décadas. Desde o início da crise do subprime, a Fed cortou as taxas por sete vezes, dos 5,25% para os actuais 2%

Se até agora a Fed estava a tentar travar o abrandamento da economia norte-americana, desencadeado precisamente pela crise do subprime, as atenções do banco central centram-se agora nas pressões inflacionistas, provocadas pela escalada do preço do petróleo.

Embora as perspectivas da Reserva Federal apontam para uma moderação da taxa de inflação no final deste ano e durante o ano de 2009, a instituição admite que as incertezas sobre esta previsão são muitas devido à contínua subida de preços nas commodities, energia incluída.

Ainda assim, a Fed reconhece também que os riscos económicos permanecem, embora sejam agora mais fracos. Por isso mesmo, o comité do banco vai continuar a acompanhar o andamento da economia e dos mercados financeiros, prometendo agir sempre que necessário para promover a sustentabilidade económica e dos preços.
Continue a ler esta notícia

Relacionados