Ciclone no Bangladesh já matou 1800 - TVI

Ciclone no Bangladesh já matou 1800

  • Portugal Diário
  • 17 nov 2007, 20:45

De acordo com os meteorologistas, o ciclone Sidr foi o mais forte que atingiu o país no último século

Relacionados
O forte ciclone que quinta-feira à noite varreu o sul do Bangladesh provocou a morte de pelo menos 1.795 pessoas, segundo o Governo, apesar de fontes não oficiais do país apontarem para cerca de três mil vítimas mortais, informa a agência Lusa.

De acordo com os meteorologistas, o ciclone Sidr, que já perdeu intensidade, transformando-se numa zona de baixas pressões, foi o mais forte que atingiu o país no último século, com ventos a rondar os 240 quilómetros/hora e chuvas torrenciais.

A catástrofe destruiu milhares de casas, a maioria construídas em bambu, e provocou cerca de 3,2 milhões de deslocados, estando ainda desaparecidas várias centenas de pessoas.

As operações de salvamento e resgate mantêm-se, com as equipas ainda a tentar chegar às zonas mais remotas do litoral e das ilhas, um trabalho que foi dificultado sexta-feira à noite com o corte da energia eléctrica, que afectou o abastecimento de água e os sistemas de transporte.

As Nações Unidas já prometeram milhares de dólares em ajuda humanitária, os Estados Unidos enviaram ao país dois navios anfíbios com helicópteros e equipamento médico para as operações de salvamento, enquanto a União Europeia anunciou uma ajuda de 1,5 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados