Germanwings: indemnizações consoante a nacionalidade - TVI

Germanwings: indemnizações consoante a nacionalidade

Destroços do A320 da Germanwings [Foto: EPA]

Representante das vítimas quer um milhão de euros por pessoa. Lufthansa quer guiar-se pela legislação vigente em cada país de origem das vítimas da tragédia do passado dia 24 de março

Relacionados
A Lufthansa anunciou esta quarta-feira que vai indemnizar as famílias do acidente da Germanwings - que se  despenhou o Airbus A320 nos Alpes franceses - consoante a nacionalidade das vítimas.  

O presidente da Lufthansa, Carsten Spohr, informou a comissão parlamentar de transportes do parlamento alemão disso mesmo, segundo o «El Mundo». Isto depois de, na semana passada, a agência EFE ter adiantado que a companhia alemã já tinha começado a pagar a compensação de 50 mil euros por passageiro às famílias das vítimas do desastre. 

Com a proposta hoje apresentada para levar à mesa de negociações, a Lufthansa pretende guiar-se pela legislação em vigor em cada um dos países de origem dos 150 passageiros que seguiam no voo fatídico. 

Já o representante de pelo menos 21 famílias das vítimas quer que sejam pagas indemnizações de cerca de um milhão de euros por vítima.

Elmar Giemulla, assim se chama, reivindica esse montante independentemente do país de proveniência de cada passageiro. E ameaça com uma queixa conjunta contra a companhia aérea nos EUA, já que lá os tribunais reconhecem o direito a compensações por danos emocionais. Na Alemanha os danos calculam-se com base o que ganhava a vítima e nas consequências financeiras da sua perda.  

No parlamento alemão - o Bundestag - o presidente da companhia aérea que tutela a Germanwings admitiu que vai «levar o seu tempo» até reconstruir todas as peças do puzzle que conduziram ao acidente. 

Recorde-se que os investigadores acreditam que o copiloto Andreas Lubitz, que tinha antecedentes de depressão, fez despenhar deliberadamente o avião. No entanto, ainda há muitos detalhes por esclarecer. 
Continue a ler esta notícia

Relacionados