França investe em sucessor para o TGV - TVI

França investe em sucessor para o TGV

  • Portugal Diário
  • 12 fev 2008, 19:31
Projecto emblemático deste Governo, o TGV em Portugal vai mesmo ser uma realidade

Novo comboio de alta velocidade será mais económico e ecológico

Relacionados
O presidente francês Nicolas Sarkozy já apresentou o protótipo do AGV, o novo comboio de grande velocidade. Criado pelo grupo francês Alstom, o «Automotrice à Grande Vitesse» promete ser mais económico e ecológico que o TGV, segundo avança a France Press.

Na apresentação do AVG, esta terça-feira, 2014 foi a data apontada para a circulação do comboio, em França.

«O lançamento do AGV marca a renovação da Alstom, que acontece depois da terrível crise de 2004, quando a própria existência da empresa se viu ameaçada», lembrou Nicolas Sarkozy, na apresentação do novo comboio.

TGV fica «para a nossa terra»

TGV: Alcobaça sente-se prejudicada

O AGV possui motorização repartida por todos os vagões, e mais espaço para os passageiros. Os motores do AGV consomem menos energia, graças ao sistema «ímans permanentes», que gasta 15 por cento menos. Estas duas características permitem reduzir em 30 por cento os custos de manutenção. Este novo comboio poderá transportar até 900 passageiros e chega aos 360 quilómetros por hora.

O motor do AGV fez o recorde do mundo de velocidade, a 3 de Abril de 2007, quando chegou aos 574,8 quilómetros por hora, num comboio TGV.

Recorde-se que a Siemens é o único fabricante que tem esta geração de comboios já em comercialização. Em Espanha, por exemplo, circulam 26 comboios de alta velocidade Velaro cujas características são muitos semelhantes às usadas agora no AGV, que deverá começar a circular em Itália já no próximo ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados