Bin Laden ameaça Israel e avisa Iraque - TVI

Bin Laden ameaça Israel e avisa Iraque

  • Portugal Diário
  • 29 dez 2007, 20:06
Bin Laden - Foto Lusa [arquivo]

Numa mensagem na net, apelou à Jihad para libertar a Palestina

Relacionados
Numa mensagem difundida este sábado pela internet, Osama Bin Laden apela aos militantes islâmicos para dirigirem a guerra santa no sentido de ajudarem a libertar território palestiniano e acrescenta que nunca irá reconhecer Israel.

Faz ainda uma ameaça concreta contra Israel: «Vamos libertar a Palestina, toda a Palestina desde o rio [Jordão] até ao mar», afirma, garantindo «sangue por sangue, destruição por destruição».

O líder da al-Qaeda avisa ainda os sunitas iraquianos para que não tentem combater a rede terrorista e para que não participem no projecto de governo que os Estados Unidos querem impor. O líder da al-Qaeda acusa também os Estados Unidos de terem invadido o Iraque para se apoderarem do petróleo.

Nos 56 minutos do vídeo, Bin Laden insiste particularmente no tema Iraque, numa tentativa da Al-Qaeda para manter os seus apoiantes e outros rebeldes no Iraque unificado, uma vez que tribos árabes sunitas da província de Anbar, na parte ocidental do Iraque, formaram uma coligação para lutar contra a al-Qaeda, ligando rebeldes e rebeldes.

Estado de Israel.

Bin Laden deixa também críticas ao movimento xiita libanês Hezbollah, por ter aceite o envio de uma força de paz das Nações Unidas para o Sul do Líbano. O contingente da ONU que foi destacado para a fronteira israelo-libanesa depois da guerra de 2006 está a «proteger os judeus», argumenta Bin Laden.
Continue a ler esta notícia

Relacionados