Corto Maltese mostra a geografia do império colonial alemão - TVI

Corto Maltese mostra a geografia do império colonial alemão

O livro de banda desenhada "Balada do Mar Salgado" é um dos destaques do programa Ephemera deste fim-de-semana

A "Balada do Mar Salgado" é uma das bandas desenhadas mais importantes do séc. XX e considerada a melhor obra de Hugo Pratt, criador do Corto Maltese. Nesta banda desenhada, o Mar Salgado é, em grande parte, o Oceano Pacífico.

A história desta banda desenhada tem lugar em várias ilhas do Pacífico, onde se encontram marinheiros de várias nacionalidades: desde a Nova Zelândia à Grã-Bretanha, do Japão à Alemanha.

A influência alemã é bastante evidente nesta história, desde a presença de um submarino alemão à maneira como a geografia é apresentada ao longo da obra. Convém relembrar que a história tem lugar durante a Primeira Guerra Mundial e que a zona do Pacífico foi também palco de combates.

A Nova Pomerânia ou o Arquipélago de Bismarque, por exemplo, eram algumas das colónias alemãs no Pacífico e foram mais tarde ocupadas por franceses, britânicos e norte-americanos.

As aventuras de Corto Maltese são, aliás, bastante ricas, uma vez que Hugo Pratt escolhe muitas vezes uma geografia especial para contar as suas histórias, a geografia das pessoas perdidas pela história: os turcos que ficaram na Ásia, os alemães e austríacos na Mongólia e o cenário do "Mar Salgado", entre outras.

Continue a ler esta notícia