Combater alterações climáticas custa milhões - TVI

Combater alterações climáticas custa milhões

  • Portugal Diário
  • 17 nov 2007, 20:35

Ban Ki-moon saúda quarto relatório Intergovernamental de Peritos sobre a Evolução do Clima da ONU

As alterações climáticas poderão continuar por séculos e os governos terão de gastar anualmente milhares de milhões de dólares para abrandar o aquecimento global, refere o quarto relatório do Grupo Intergovernamental de Peritos sobre a Evolução do Clima (GIEC), da ONU, informa a agência Lusa.

Os peritos mundiais reunidos em Valência, escusaram-se, contudo, a apontar um valor limite para a previsível subida do nível do mar até ao final do século.

«Abrandar e reverter esta ameaça é o desafio decisivo da nossa era», afirmou o secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon em conferência de imprensa, classificando este relatório como o «guia orientador» para a política em matéria de orientações climáticas: «Ele contém uma importante mensagem para todos nós: a de que existem formas concretas e viáveis de lidar com as alterações climáticas».

O comissário europeu do Ambiente, Stravos Dimas, saudou também este quarto relatório do painel intergovernamental e apelou ao lançamento, na conferência de Bali, Indonésia, no próximo mês, de negociações para «um novo acordo completo e ambicioso sobre o clima».
Continue a ler esta notícia