Afeganistão: ex-detidos acusam EUA de abusos - TVI

Afeganistão: ex-detidos acusam EUA de abusos

Iraquiano ameaçado com um cão

Pentágono desmente queixas sobre prisão de Bagram

Relacionados
Ex-prisioneiros da prisão norte-americana de Bagram, no Afeganistão, denunciam abusos e negligência, avança a BBC.

Antigos reclusos garantiram à BBC ter sido espancados, privados de sono e ameaçados com cães. A estação de televisão falou com 27 ex-prisioneiros durante dois meses e apenas dois disseram que tinham sido bem tratados. A BBC explica que, nesta investigação, todos os ex-prisioneiros responderam às mesmas perguntas e que o fizeram de forma isolada.

Durante as entrevistas realizadas, a BBC dá conta que muitas das queixas aparecem repetidamente em várias respostas. São o caso de abusos físicos, manipulação em stress, excesso de calor ou frio e ruídos insuportáveis. A BBC contabilizou ainda quatro casos de ameaça de morte com arma.

«Eles fizeram coisas que não se faz sequer a animais, quanto mais a seres humanos», reporta à BBC, um recluso conhecido por Dr Khandan.

A BBC mostrou ao Pentágono as declarações dos ex-reclusos, mas todas as acusações foram desmentidas.

O porta-voz da secretaria da Defesa, Lt Col Mark Wright, garantiu à BBC que a base militar de Bagram «cumpre todos os padrões internacionais de tratamento e custódia». Col Wright garante que o departamento norte-americano da Defesa tem como política tratar os detidos de forma humana.

A prisão de Bagram foi construída por militares soviéticos na década de 1980. Cerca de 600 pessoas estão detidas naquela base militar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados