Sarkozy quer «mudar o mundo» com Obama - TVI

Sarkozy quer «mudar o mundo» com Obama

Mini-cimeira em Paris

Presidente francês salienta que o novo presidente encarna «uns Estados Unidos abertos, novos, fortes e solidários»

Relacionados
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou esta terça-feira que «deseja» que o novo inquilino da Casa Branca, Barak Obama, comece a trabalhar para «mudar o mundo com ele».

Minutos depois da investidura de Obama, o presidente emitiu um comunicado em que mostrou a sua vontade de trabalhar «lado a lado» para enfrentarem juntos os imensos desafios com que o mundo actual se confronta.

«Com a sua eleição, o povo norte-americano expressou com vigor a sua fé no progresso e no futuro, assim como a vontade de uns Estados Unidos abertos, novos, fortes e solidários que o senhor encarna», assinalou Sarkozy na mensagem enviada ao seu homólogo.

O presidente francês desejou a Obama em seu nome e no do seu país, «os desejos de pleno êxito» na sua missão «à frente da nação norte-americana».

A chegada de Obama à presidência também foi uma boa notícia para os socialistas franceses, cujo responsável pelas relações internacionais, Jean-Christophe Cambadilis, assegurou que a Europa deve estar à altura para «reactivar» as relações transatlânticas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados