Pedofilia: bispos dispostos a indemnizarem vítimas - TVI

Pedofilia: bispos dispostos a indemnizarem vítimas

Criança (arquivo)

Bélgica: posição do episcopado surge após 80 alegadas vítimas dizerem que vão apresentar queixa na Justiça

Relacionados
A igreja católica belga reconheceu esta segunda-feira a sua «responsabilidade moral» nos escândalos de padres pedófilos e comprometeu-se a indemnizar as vítimas, refere a AFP.

«Conscientes da sua responsabilidade moral e do que a sociedade espera deles, os bispos e superiores de ordens religiosas comprometem-se a garantir o reconhecimento das vítimas e a adoptar medidas compensatórias do seu sofrimento», refere um comunicado, acrescentando que se procurará «indemnizações financeiras» segundo as necessidades.

A posição do episcopado surge depois de 80 alegadas vítimas terem anunciado que querem que o Vaticano responda perante a justiça por «negligência».

Depois dos Estados Unidos, da Irlanda e da Alemanha, a igreja católica belga foi abalada em Abril de 2010 por um escândalo de pedofilia, quando o bispo de Bruges, Roger Vangheluwe, se demitiu, reconhecendo ter abusado de um menor entre 1973 e 1986.

Em Setembro de 2010, uma comissão dirigida por um pedopsiquiatra publicou testemunhos de perto de 500 pessoas que disseram ter sido vítimas de abusos por parte de religiosos, factos que terão ocorrido, na maioria, entre os anos de 1950 e de 1980, tendo já prescrito.

Em Março, uma comissão parlamentar belga recomendou a criação de uma comissão para decidir sobre indemnizações a vítimas cujos casos tenham prescrito. Durante dois meses a igreja não reagiu oficialmente, mas esta segunda-feira afirmou-se disposta a cooperar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados