Líbano: sete mortos em confrontos - TVI

Líbano: sete mortos em confrontos

  • Portugal Diário
  • 27 jan 2008, 21:58

Beirute: protesto contra o racionamento de electricidade

Relacionados
Sete pessoas morreram hoje em confrontos com militares depois de uma manifestação em Beirute de protesto contra o racionamento de electricidade, informaram fontes hospitalares e de segurança, noticia a Lusa.

Segundo um responsável do movimento Amal (oposição), «quatro membros do Hezbollah, um do Amal, um socorrista e um civil foram mortos». Centenas de muçulmanos xiitas que protestavam contra o governo incendiaram pneus e bloquearam algumas ruas do centro e dos subúrbios sul da capital do Líbano, nas áreas maioritariamente xiitas.

Os manifestantes também bloquearam a principal auto-estrada para o aeroporto internacional de Beirute, assim como estradas ao longo da costa mediterrânica. Os soldados, chamados a intervir para evitar que a violência alastrasse a outras áreas, dispararam tiros para o ar, mas desconhece-se para já como ocorreram as mortes ou se os soldados também dispararam contra pessoas.

O exército disse ter aberto uma investigação e as televisões libanesas estão a noticiar que as mortes podem dever-se à presença de atiradores furtivos, como aconteceu nos distúrbios do ano passado na capital libanesa.

O racionamento de electricidade passa por cortes no fornecimento que, nos últimos meses, foram alargados pela primeira vez a Beirute, onde vivem cerca de um milhão de pessoas.

A rede de produção e fornecimento eléctrico do Líbano, duramente atingida durante a guerra civil de 1975-1990, nunca foi completamente restabelecida e, no Verão de 2006, voltou a ser alvo de ataques aéreos, desta vez durante os bombardeamentos israelitas dessa altura.
Continue a ler esta notícia

Relacionados