Adolescente presa numa cela com 20 homens - TVI

Adolescente presa numa cela com 20 homens

  • Portugal Diário
  • 23 nov 2007, 11:00

Brasil: foi violada durante um mês. Em troca, recebia comida

Relacionados
Uma adolescente de 15 anos foi presa, durante um mês, numa cela com mais de vinte homens, no interior do Pára, no Brasil. Para ter comida, era violada pelos presos, noticia o site da Globo.

A certidão de nascimento da menor prova que ela tem 15 anos, mas esta quinta-feira o pai da adolescente procurou as autoriadades para denunciar que sofreu ameaças de três agentes para que forjasse uma nova certidão atestando que a filha era maior de idade. «Se não cooperasse, poderia ser preso. Eles sabiam que ela era menor», contou o lavrador Aluízio Preste.

O superintendente da polícia civil em Abaetetuba, no nordeste do Pará, alega que não sabia que a menina era menor de idade, e que se soubesse teria tomado outras providências. Questionado sobre colocar uma mulher numa cela com homens, Cunha alegou que «não havia uma ala feminina na cadeia».

Os presos, por sua vez, contam outra versão. «Nós avisamos que ela era menor, mas ninguém nos deu ouvidos», conta um preso. «Além disso ainda bateram na menina», completou.

Em declarações ao jornal Globo, o delegado-geral afirmou que «os factos serão apurados. E se for verdade o que pai da menor conta, os polícias irão responder civil e penalmente».

A família da adolescente foi incluída no programa de protecção de testemunhas.

Nesta quinta-feira à noite, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, prometeu que o caso não vai se repetir: «Determinei, através de decreto, que, se uma menor ou uma mulher forem detidas em flagrante, e se não houver alas femininas nas cadeias, o caso deve ser comunicado imediatamente ao juiz, pedindo a transferência para outra comarca».

Mulheres dividem celas com homens

Este caso da adolescente, que chocou o Brasil, vem reacender um tema já conhecida: uma entidade de mulheres diz que é prática comum no Estado que mulheres dividam celas com homens.

A cada dia, no Pará, surge uma nova denúncia. Em Tucuruí, no sudeste do Estado, uma mulher diz estar grávida de cinco meses e conta que passou duas semanas presa «sempre com homens».
Continue a ler esta notícia

Relacionados