Myanmar: número de mortos pode ultrapassar os 100 mil - TVI

Myanmar: número de mortos pode ultrapassar os 100 mil

Myanmar: Número oficial de mortos sobe para 32 mil

Governo dificulta o trabalho das organizações de ajuda humanitária

Relacionados
A contagem dos mortos provocados pelo ciclone em Myanmar pode estar «na casa dos 100 mil ou até mais», escreve a CNN, que cita as declarações do director dos assuntos humanitários das Nações Unidas proferidas nesta quarta-feira.

A ONU já confirmou 38,491 mortes, muitos mais do que as 22 mil avançadas pelo governo de Myanmar.

De acordo com a Associated Press, o governo de Myanmar anunciou esta quinta-feira que uma constituição com forte cariz militar foi aprovada por uma larga maioria num referendo realizado na semana passada.

Os grupos de ajuda humanitária têm tido dificuldades em chegar ao país devido à junta militar que governa Myanmar, apesar de alguns voos terem conseguido chegar esta semana. O regime já anunciou que aceitaria receber mantimentos, mas não trabalhadores das organizações humanitárias.

O primeiro-ministro tailandês, Samak Sundaravej, de regresso de uma visita a Rangum, disse que a junta militar lhe garantira que não existia fome nem doenças entre os sobreviventes. Sundaravej afirmou que Myanmar não queria trabalhadores estrangeiros porque «eles têm a sua própria equipa para lidar com a situação».

Segundo ciclone em formação em Myanmar

Um porta-voz dos Marines norte-americanos disse à CNN que o governo autorizou mais cinco voos a aterrar em Myanmar com mantimentos. Os aviões irão entregar 46 paletes de água engarrafada, lençóis de plástico, kits de higiene, bolachas e leite em pó. Outros três voos norte-americanos tinham já aterrado em Myanmar, um na segunda e outro na terça-feira, com alimentos, redes para mosquitos e lonas.

Os oficiais do Pentágono afirmaram que três barcos norte-americanos se encontram em águas internacionais perto da costa de Myanmar, carregados com mais de 14 mil contentores de água e outros mantimentos.

As dificuldades de acesso tornam difícil perceber a escala da destruição. Considerando os números de 22 organizações em 58 cidades, a Cruz Vermelha Internacional afirmou que o número estimado de mortes em Myanmar encontra-se entre 68,833 e 127,990. «São só estimativas, que podem ou não estar correctas», disse o porta-voz John Sparrow. «Não há forma de confirmar os números, nenhuma organização os pode confirmar».
Continue a ler esta notícia

Relacionados