Myanmar: ajuda de ONG com propaganda política - TVI

Myanmar: ajuda de ONG com propaganda política

Ajuda humanitária chega a Myanmar

Junta Militar aproveitou a ocasião e embalou as caixas com fitas adesivas com os nomes dos principais generais do regime

Relacionados
A Junta Militar de Myanmar distribuiu mantimentos e bens de primeira necessidade enviados por organizações internacionais, mas embalou as caixas com fitas adesivas onde constavam os nomes dos principais generais do regime.

Os militares, que comandam o país desde 1962, aproveitaram o esforço internacional para fazer propaganda política do governo. A televisão estatal está a divulgar, de forma quase contínua, imagens dos generais, incluindo do líder da Junta Militar, general Than Shwe, a entregarem caixas de mantimentos aos sobreviventes do ciclone Nargis, que no último fim-de-semana devastou o sul de Myanmar.

«Vimos os comandantes regionais a colocarem os seus nomes nas caixas que transportavam a ajuda vinda da Ásia, afirmando que era um presente deles e que eles é que estavam a distribuir na região», denunciou Mark Farmaner, director da Campanha Burma (Reino Unido), organização que promove os direitos humanos e os ideais da democracia.

Numa dessas caixas, o nome do general Myint Swe, nome proeminente da hierarquia governamental, aparecia em destaque, cobrindo um rótulo mais pequeno onde constava a frase: «Ajuda do governo da Tailândia».

Uma semana depois da passagem do ciclone, a ajuda de emergência continua a chegar, mas a conta-gotas, dadas as restrições impostas pela Junta Militar, como a exigência de que seja o exército - e não os funcionários estrangeiros das organizações - a distribuir a ajuda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados