Cinco detidos por pirataria audiosivual - TVI

Cinco detidos por pirataria audiosivual

  • Portugal Diário
  • 12 mar 2008, 10:42

Espanha: maior operação de sempre do género realizada esta quarta-feira

Relacionados
Cinco pessoas foram detidas esta quarta-feira na conclusão da maior operação de sempre em Espanha contra a pirataria audiovisual, desmantelando uma estrutura que falsificava até 80 mil cópias diárias, com um rendimento de 240 mil euros por dia, noticia a agência Lusa.

Na operação, todas envolvendo cidadãos chineses, a polícia confiscou 20 torres de gravação de cópias piratas (com 240 gravadores) e mais de 155 mil suportes digitais, nomeadamente DVD's, que a rede distribuía em toda a Espanha.

Se estivessem a funcionar em pleno, as torres de gravação podiam produzir 80 mil cópias por dia, dando ao grupo proveitos - com a venda das unidades - de 240 mil euros diários.

Em comunicado, o Ministério do Interior explica que a operação, denominada «Av»', foi realizada por equipas do Grupo de Delitos contra a Propriedade Intelectual em colaboração com a Brigada da Polícia Judicial de Madrid.

A rede usava três armazéns nos arredores de Madrid, onde mantinha os DVD e CD virgens, fotocopiadoras industriais, gravadores, papel e outro equipamento. Um avançado centro de duplicação e montagem permitia ainda realizar as cópias ilícitas a grande escala.

Na casa onde estava instalado o centro de duplicação, a polícia encontrou os masters usados para a posterior cópia de obras musicais e cinematográficas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados