Putin não gostou de «puxão de orelhas» de Durão e respondeu - TVI

Putin não gostou de «puxão de orelhas» de Durão e respondeu

Putin recebido por Cavaco Silva (Foto Lusa/Paulo Carriço)

Primeiro-ministro russo acusa Europa de violar os direitos humanos

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, desautorizou esta sexta-feira o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, de criticar a Rússia pela violação de direitos humanos, considerando que a União Europeia faz o mesmo.

A conferência de imprensa, realizada após as conversações entre Putin e Barroso, decorreu normalmente até ao momento em que o último levantou o problema do respeito dos direitos humanos na Rússia.

Durão Barroso revelou que, no encontro com Dmitri Medvedev, manifestou-se preocupado com o assassinato de jornalistas e de activistas dos direitos humanos na Rússia. «Na opinião pública dos países europeus há uma certa preocupação ligada a acontecimentos recentes na Rússia como o assassinato de vários jornalistas e activistas dos direitos humanos», frisou.

Putin não conseguiu esconder o seu desagrado e retorquiu secamente que está disposto a discutir esse problema, acrescentando que «a questão do respeito dos direitos humanos na Rússia deve ser analisada em ligação com um problema análogo na Europa».

«Não estamos satisfeitos com a forma como se resolve o problema da minoria russófona no Báltico (Letónia e Estónia). Conhecemos os direitos dos imigrantes nos países da Europa e como são violados. Conhecemos a situação em alguns sistemas prisionais de alguns sistemas europeus. Também temos os mesmos problemas», assinalou Putin.

Depois de se virar para o dirigente da União Europeia, Putin ironizou: «Não posso falar em nome do Presidente da Rússia, por isso peço agora ao Sr. Barroso que apanhe esta bola rematada pelo Governo da Rússia».
Continue a ler esta notícia