EUA: serviços secretos já têm líder - TVI

EUA: serviços secretos já têm líder

Internacional

Senado confirmou a nomeação do almirante na reserva Dennis Blair

Relacionados
O Senado dos Estados Unidos confirmou quarta-feira à noite a nomeação do almirante na reserva Dennis Blair, escolhido pelo presidente Barack Obama para dirigir os serviços secretos norte-americanos (DNI), escreve a Lusa.

Dennis Blair rejeitou o uso da tortura bem como as escutas efectuadas sem mandato, duas práticas atribuídas aos serviços secretos durante a administração do anterior presidente George W. Bush.

Chefe de secreta americana revela como travou Indonésia em Timor

O almirante fez estas afirmações na quinta-feira passada aquando da sua audição perante a Comissão Senatorial dos serviços secretos, que validou a sua nomeação. «A tortura é ilegal, imoral, e ineficaz», declarou.

O Manual do exército de Terra norte-americano, que proíbe a tortura, «será revisto para passar a ser ao mesmo tempo um manual para os militares e para a comunidade dos serviços secretos», precisou.

Em nome da guerra contra o terrorismo, lançada após o 11 de Setembro de 2001, pelo presidente norte-americano George W. Bush, a CIA, principal agência norte-americana de serviços secretos supervisionada pelo DNI, reconheceu ter recorrido à simulação de afogamento, uma prática geralmente considerada como tortura.

Contudo, o almirante Blair recusou dizer que se a simulação de afogamento é considerada tortura para não expôr os agentes da informação que utilizaram essa prática, autorizada pelas mais altas autoridades norte-americanas, a processos judiciais.

«Não tenho a intenção de reabrir os processos destes agentes», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados