Gripe A pode afectar 50% dos europeus - TVI

Gripe A pode afectar 50% dos europeus

Gripe chega ao Reino Unido

Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da União Europeia sublinha que seriam na maioria sintomas ligeiros

Relacionados
A Gripe A poderá afectar entre 40 a 50 por cento da população europeia, de acordo com o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da União Europeia (ECDC, pela designação em Inglês). Ainda assim, o organismo sublinha que a maioria dos casos seria de gravidade muito ligeira e só um pequeno número de infectados poderá apresentar sintomas graves, sobretudo doentes crónicos e idosos.

«A maioria das pessoas afectadas pela nova gripe terá uma doença ligeira. Apenas alguns terão sintomas mais graves e podemos prever que se tratarão de pessoas mais velhas e doentes crónico. Por isso, os países europeus têm estado concentrados em desenvolver planos para proteger as pessoas mais vulneráveis», explicou o especialista em gripe do ECDC, Angus Nicoll, numa conferência de imprensa transmitida pela Internet e citada pelo «El País».

Gripe: «Não há razões para aumentar nível de alerta»

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que os casos de infecções confirmadas são já 257 em todo o Mundo. Um forte aumento, face aos 114 anunciados no último balanço. Apesar do forte crescimento do contágio, a OMS decidiu manter o nível de alerta em 5.

O Fundo Monetário Internacional alertou já que o impacto da Gripe A em alguns países pode ser «drástico» Olivier Blanchard, economista chefe do FMI, disse que a epidemia terá claras consequências negativas, por exemplo no Turismo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados