Cuba já tem novo presidente - TVI

Cuba já tem novo presidente

  • Portugal Diário
  • 24 fev 2008, 16:30
Fidel Castro e o seu irmão Raúl Castro - Foto Lusa/EPA

Raúl Castro foi eleito pelo Parlamento cubano como sucessor de El Comandante. No seu primeiro discurso, como presidente cubano, prometeu «consultá-lo» nas «decisões mais importantes» e disse que «Fidel é insubstituível» Conheça o sucessor de Fidel Castro

Relacionados
Artigo actualizado às 23h32

O Parlamento cubano escolheu este domingo o sucessor de Fidel Castro, de 81 anos, que governou Cuba durante quase meio século. O general Raúl Castro, de 76 anos, foi nomeado presidente de Cuba, sucedendo no cargo ao seu irmão Fidel, noticiam as agências internacionais, citadas pela Lusa.

Raul Castro foi eleito pela nova Assembleia para um mandato de cinco anos, anunciou o presidente do parlamento, Ricardo Alarcon. O presidente do parlamento leu em directo, através da televisão, a lista dos 31 membros do Conselho de Estado, anunciando também que a vice-presidência será ocupada por José Ramon Machado, outra figura história da «velha guarda».

Não haverá mudanças em Cuba, garante Fidel

Silêncio absoluto na sucessão de Fidel

No seu primeiro discurso, como novo presidente de Cuba, Raúl castro anunciou que «assumia a responsabilidade» da sucessão confiada pelo irmão Fidel, mas que continuaria a «consultá-lo» nas «decisões mais importantes».

«Assumo a responsabilidade que me foi confiada com a convicção de que (...) o Comandante em Chefe da Revolução Cubana é único, Fidel é Fidel, como bem o sabemos, Fidel é insubstituível», afirmou.

«Só o Partido Comubnista pode ser o digno herdeiro da confiança que o seu líder nele depositou», acrescentou Raul Castro.

Raúl avança com reformas

Raúl Castro encabeçava a única lista ao Conselho de Estado, principal autoridade do país, apresentada perante a Assembleia Nacional, com 614 deputados.

Esta será a primeira transição na liderança cubana desde Janeiro de 1959, quando os irmãos Castro derrubaram o ditador Fulgencio Batista.

Fidel, de 81 anos de idade, afasta-se da presidência devido a problemas de saúde, depois de 49 anos e 55 dias no poder.

Paralelamente, foi reeleito, por um período de cinco anos, o presidente da Assembleia Nacional, Ricardo Alarcón.

Cinco dias depois

A sessão histórica ocorre cinco dias depois da renúncia de Fidel e a expectativa já era a de que o seu irmão, Raúl, fosse nomeado para o cargo, ocupado por ele interinamente desde Julho de 2006, quando o líder cubano foi submetido a uma cirurgia intestinal.

Reformas

Antes de ser «escolhido», Raúl Castro prometeu que vai implementar grandes reformas económicas e estruturais.

Enquanto presidente interino, Raúl esforçou-se para realizar uma transição política suave, mantendo o Exército leal ao regime e fortalecendo o poder do Partido Comunista com a introdução de reformas e a demissão de autoridades corruptas.

Mas o irmão de Fidel tem ainda a vantagem do apoio económico do presidente venezuelano, Hugo Chávez, através de milhões de barris de petróleo a baixo preço.
Continue a ler esta notícia

Relacionados