Papa tropeça no degrau ao cumprimentar cardeais - TVI

Papa tropeça no degrau ao cumprimentar cardeais

Francisco pediu aos cardeais que resistam ao pessimismo

Relacionados
O Papa Francisco apelou aos cardeais que não caiam no pessimismo e que encontrem novas maneiras de levar o Evangelho «a todos os cantos da Terra». Um discurso escorreito, de quem não se livrou de tropeçar num degrau quando cumprimentava os cardeais.

«Não cedamos ao pessimismo, àquela amargura que o diabo nos oferece diariamente», disse o bispo de Roma numa, reunião com os cardeais, na sala Clementina do Vaticano.

O Papa pediu ainda aos cardeais que encontrem «a coragem de perseverar e que encontrem novas formas de levar a evangelização a todos os cantos da Terra».

Francisco, que quase caiu ao dirigir-se para cumprimentar o decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, lembrou que «mais de metade» dos cardeais são idosos, mas sublinhou que «a idade é a sede da sabedoria da vida».

«Dêmos esta sabedoria aos jovens, como o bom vinho, que com a idade melhora», acrescentou.

Dois dias depois de ser eleito, o pontífice reuniu-se com os cardeais e disse-lhes: «Somos irmãos, os cardeais são os sacerdotes do Santo Padre, vivamos esta comunidade, a amizade da proximidade far-nos-á bem a todos».

Francisco reiterou a necessidade da união da Igreja e manifestou-se emocionado com a forma como foi recebido pelos fiéis quando apareceu pela primeira vez na varanda da basílica de São Pedro.

Referiu-se também a Bento XVI, que considerou o seu «venerado predecessor» e a quem atribuiu ter «enriquecido a Igreja com o seu magistério de fé, humildade e docilidade».

«O seu magistério permanecerá como um património espiritual para todos», acrescentou Francisco, como conta a Lusa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados