Gripe A: Nações Unidas precisam de 715 mil euros - TVI

Gripe A: Nações Unidas precisam de 715 mil euros

Gripe A no México

Combate à pandemia nos países pobres inclui vacinas e antivirais

Relacionados
O combate à pandemia de gripe A nos países pobres pode custar às Nações Unidas mais de 715 mil euros, anunciou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU.

Ban Ki-moon adianta que a verba se destina a custear vacinas e antivirais, acrescentando que estão a ser «mobilizados todos os recursos possíveis», refere a Lusa.

Por seu lado, a directora-geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan, quer avançar com uma reserva mínima de vacinas para os 49 países menos desenvolvidos, sem os identificar.

«Muitos dos países em desenvolvimento têm sistemas de saúde fracos e enfrentam esta pandemia com uma mão vazia. Não têm antivirais, vacinas e antibióticos», alertou, acrescentando o desejo de «mobilizar alguns fundos para conseguir antibióticos, antivirais e vacinas».

Os ministros da Saúde da União Europeia decidiram esta segunda-feira convocar uma reunião extraordinária, em Outubro, para decidir as medidas contra a gripe, incluindo um possível apoio financeiro para alguns Estados-membros comprarem vacinas.

O último balanço da OMS aponta para 94.512 pessoas infectadas em todo o mundo e 429 mortos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados