Wikileaks: EUA investigam fuga de informação - TVI

Wikileaks: EUA investigam fuga de informação

«Este tipo de violação não pode e não acontecerá novamente», diz Hillary Clinton

Relacionados
O Procurador-Geral dos Estados Unidos, Eric Holder, anunciou esta segunda-feira que está «em curso» uma investigação penal sobre a publicação no site WikiLeaks de milhares de documentos confidenciais americanos.

«Uma investigação penal está em curso, não estamos em posição por enquanto de dar resultados, mas o inquérito prossegue», garantiu durante numa conferência de imprensa. O responsável esclareceu ainda que a investigação conta com a cooperação do Pentágono.

«Como outros membros do Governo, condeno a publicação», domingo, de 250 mil notas diplomáticas obtidas pelo WikiLeaks, continuou Holder. «Colocam em perigo nossa segurança nacional e de maneira ainda mais concreta os que servem a nosso país, sejam diplomatas ou funcionários de inteligência».

«Isto põe em perigo as relações que mantemos com importantes aliados no mundo», acrescentou.

Já a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, afirmou que a divulgação de documentos confidenciais americanos representa «um ataque à comunidade internacional». «Esta divulgação não é apenas um atentado a interesses estrangeiros da política americana. É um ataque à comunidade internacional», disse Hillary a jornalistas após uma reunião com o Ministro das Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu.

«Quero que vocês saibam que estamos a tomar medidas agressivas para responsabilizar quem roubou as informações», acrescentou.

«Ordenei acções específicas no Departamento de Estado, além de novas medidas de segurança no Departamento de Defesa e noutros lugares, por isso este tipo de violação não pode e não acontecerá novamente».
Continue a ler esta notícia

Relacionados