França quer expulsar 25 mil imigrantes - TVI

França quer expulsar 25 mil imigrantes

  • Portugal Diário
  • 14 jan 2008, 21:43

Em 2007, cerca de 24 mil ilegais foram mandados embora

Relacionados
O primeiro-ministro francês, François Fillon, afirmou hoje que «pelo menos» 25 mil imigrantes ilegais devem ser expulsos do país este ano, à semelhança do objectivo traçado em 2007.

«O número de reconduções à fronteira realizadas em 2007 aproxima-se do objectivo de 25 mil. O objectivo para este ano será pelo menos equivalente», afirmou o primeiro-ministro em Marselha, no sul de França.

O ministro da Imigração francês, Brice Hortefeux, admitiu há uma semana, no entanto, que a meta de atingir 25 mil expulsões não foi cumprida em 2007, já que, segundo os seus cálculos e enquanto esperava os números definitivos, houve de 23 mil a 24 mil casos registados.

Para explicar as razões que levaram ao não cumprimento da meta, Hortefeux declarou que em período eleitoral (houve eleições presidenciais e legislativos no primeiro semestre de 2007) os serviços competentes «diminuíram» de ritmo e que a situação dos cidadãos romenos e búlgaros mudou com o ingresso desses países na União Europeia (UE).

As associações de direitos humanos e de defesa dos imigrantes em França têm vindo a denunciar a chamada «política do número» que, segundo dizem, levou a um aumento do processo de «caça» aos imigrantes ilegais.

«No que diz respeito ao tema dos imigrantes ilegais, a nossa posição é clara e republicana: a imigração está enquadrada na lei. É preciso respeitá-la. Caso contrário, é a lei da selva, do mais forte», argumentou hoje o primeiro-ministro.

Fillon reiterou ainda que os «refugiados» e os que graças aos respectivos «esforços e competências» obtêm documentos para trabalhar e residir na França «são bem-vindos».

A França segue uma política de imigração rigorosa que pretende estabelecer um limite para o número de imigrantes que entra anualmente em França e aumentar para 50 por cento a parte de «imigração de trabalho» em detrimento da imigração «familiar».

A grande maioria dos franceses (74 por cento) mostrou-se favorável à instauração de quotas de imigração, segundo uma sondagem realizada em Setembro de 2007.
Continue a ler esta notícia

Relacionados