Avião fretado para retirar britânicos de Wuhan já tem autorização para levar familiares - TVI

Avião fretado para retirar britânicos de Wuhan já tem autorização para levar familiares

  • CM
  • 30 jan 2020, 12:33

Em causa estavam os familiares dos cidadãos britânicos, que não estavam a ser autorizados a viajar por terem passaporte chinês. Ou seja, havia pais que estavam a ser impedidos de viajar com os filhos ou casais que teriam de ser separados

O avião fretado pelo Reino Unido para retirar os cidadãos britânicos de Wuhan, que aguardava autorização para proceder ao repatriamento, recebeu luz verde das autoridades chinesas, confirmou, nesta quinta-feira, o ministro inglês dos negócios estrangeiros.

Segundo Dominic Raab, a partida está agendada para a madrugada de sexta-feira, hora local.

Já temos a confirmação por parte das autoridades chinesas que o voo de repatriamento de Wuhan para o Reino Unido tem partida marcada para as 05:00 da manhã locais [21 horas desta quinta-feira em Londres]", anunciou o governante.

Em causa estavam os familiares dos cidadãos britânicos, que não estavam a ser autorizados a viajar por terem passaporte chinês. Ou seja, havia pais que estavam a ser impedidos de viajar com os filhos ou casais que teriam de ser separados.

Uma professora britânica em Wuhan, epicentro do coronavírus, que já matou 171 pessoas e infetou mais de 7.000, disse à BBC que estava a ser impedida de viajar com o filho de três anos, que tem passaporte chinês. Outro britânico contou que tinha autorização para viajar com a filha, mas não com a mulher.

De acordo com a lei chinesa, só os titulares de passaporte britânico que não tenham nacionalidade chinesa podem deixar o país através de repatriamento.

O governo inglês disse ao início da manhã estar a "pressionar as autoridades chinesas" no sentido de obter estas autorizações, o que acabou por conseguir.

O governo inglês está a trabalhar com a China para assegurar que o voo possa descolar de Wuhan o mais rápido possível. Ainda não temos as autorizações necessárias e estamos a trabalhar com as autoridades chinesas no sentido de obtê-las", disse, então, fonte de Downing Street.

O avião devia ter partido ao início do dia do aeroporto de Wuhan.

O Reino Unido pretende retirar de Wuhan cerca de 200 cidadãos britânicos e seus familiares diretos.

Uma vez chegados ao Reino Unido, estes cidadãos terão de passar por uma quarentena de duas semanas, situação que, por exemplo, a lei portuguesa não prevê.

A companhia aérea britânica British Airways, que voa diretamente para Pequim e Xangai, decidiu suspender todos os voos de e para a China até 31 de janeiro devido ao coronavírus.

Avião espanhol para o repatriamento

Segundo o El País, o avião que vai proceder ao repatriamento dos cidadãos do Reino Unido é da companhia aérea espanhola Wamos e, além dos britânicos e seus familiares, vai transportar cerca de 20 espanhóis que estão em Wuhan

Tal como vai acontecer no Reino Unido, também em Espanha haverá um período de quarentena para estes cidadãos, confirmou o ministro espanhol da saúde. Salvador Illa adiantou que seguirão, de imediato, para o Hospital Militar Gómez Ulla, em Madrid, onde ficarão isolados num dos pisos durante duas semanas, o período de incubação do coronavírus.

O aparelho da Wamos deverá aterrar primeiro em Londres e só depois em Madrid.

 

 

Continue a ler esta notícia