Sarkozy insulta Obama, Zapatero e Merkel numa só reunião - TVI

Sarkozy insulta Obama, Zapatero e Merkel numa só reunião

Nicolas Sarkozy

Presidente francês considera que primeiro-ministro espanhol não é muito inteligente

Relacionados
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, referiu na última quarta-feira que o seu homólogo americano é inexperiente, que o primeiro-ministro espanhol não é muito inteligente e que a chanceler alemã não sabe o que fazer para acabar com a crise financeira mundial, refere o Daily Telegraph.

Numa reunião com 24 parlamentares franceses, que se pretendia privada, Sarkozy declarou que Barack Obama «nem sempre é firme na tomada de decisões nem é eficiente», já sobre José Luis Zapatero considera-o «talvez pouco inteligente», e afirmou que Angela Merkel «não teve outra hipótese senão seguir a minha posição» quando viu o estado da banca alemã.



A presença de personalidades da oposição explica o facto de as declarações terem sido tornadas públicas. O jornal de esquerda, «Libération», publicou ainda que o almoço foi «um festival do eu eu eu». Segundo o diário a reunião foi uma oportunidade para Sarkozy se auto-congratular pelos seus feitos no combate à crise mundial no encontro do G20 em Londres.

Apenas as declarações sobre Zapatero foram negadas pelo Eliseu. Madrid ainda não respondeu oficialmente, embora a imprensa espanhola já tenha reagido com alguma incredulidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados