Desmantelada rede que roubou 40 milhões de dados bancários - TVI

Desmantelada rede que roubou 40 milhões de dados bancários

Internet

Departamento de Justiça norte-americano acredita que este é um dos maiores casos de roubo de identidade registado até ao momento

Relacionados
Três americanos, um estoniano, um bielorusso, três ucranianos e dois chineses foram detidos e acusados dos crimes de conspiração, fraude, roubo de identidade e invasão de computadores, noticia o El País. «Até ao momento é a maior e mais complexa operação de roubo de identidade dos EUA», afirmou o procurador do Ministério Público de Boston, Michael Mukasey.

O Ministério Público assegura que a rede criminosa actuava em muitos locais procurando redes sem fios. Quando as encontravam, pirateavam-nas e acediam a sistemas de grandes empresas como TJX, Office Max e as livrarias Barnes & Noble, entre muitas outras. Uma vez no interior da rede tiravam os dados bancários de milhões de pessoas e depois obtinham os códigos e os dados da conta.

Cabecilha poderia estar a trabalhar para os Serviços Secretos

Os investigadores afirmam que os dados bancários roubados eram armazenados em servidores na Europa de Leste e nos Estados Unidos, para posteriormente serem vendidos a outros delinquentes via Internet. Para terminar o processo, a informação era gravada em novos cartões que depois utilizavam para levantar milhares de dólares.

O procurador apontou Albert Segvec Gonzalez como o cabecilha da rede. Está acusado de vários delitos e enfrenta agora uma pena de prisão perpétua. Gonzalez tinha sido detido em 2003 pelos Serviços Secretos depois de falsificar dispositivos de acesso à internet. Durante a investigação, as autoridades chegaram mesmo a suspeitar que o suspeito estava a trabalhar para os próprios serviços secretos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados