Cega que ganhou MasterChef é inspiração para invisuais - TVI

Cega que ganhou MasterChef é inspiração para invisuais

Cega que ganhou MasterChef é inspiração para invisuais

Christine Ha foi a primeira cozinheira cega a entrar num concurso de culinária na TV e a vencê-lo. A receita é mesmo acreditar no sonho

Relacionados


Christine Ha já era uma vencedora ainda antes de ganhar o programa da televisão americana, Master Chef. Ela foi a primeira cozinheira cega a participar num concurso de culinária na TV e, para chegar ali, derrotou 30 mil amadores com aspirações a chef.

O programa terminou em Setembro de 2012. Christine Ha volta agora às luzes da ribalta com a segunda parte do sonho concretizado: o prometido livro de receitas. E, se não dois sonhos sem três, numa ação de promoção da quarta série, Ha anunciou que vai abrir um restaurante em Houston, nos Estados Unidos, de onde é natural. Para quando ainda não sabe, mas pode já contar com um padrinho de peso, Joe Bastianich, júri do concurso.

Outro elemento do júri, o temido Gordon Ramsay, ficou tão admirado com as capacidades de Chrstine Ha apesar da deficiência, que lhe perguntou mesmo se ela era realmente cega. Na verdade, Ha nunca ficou atrás de nenhum dos seus colegas e até esteve em primeiro em sete dos desafios.

Durante dez anos, Christine foi perdendo a visão aos poucos devido a doença, mas apurou o cheiro, o tato, o ouvido e o paladar, e pela boca venceu o Master Chef, na Fox americana.

Mais do que uma cega que ganha um concurso, escreve um livro ou abre um restaurante, Christine Ha é um exemplo, uma inspiração para a comunidade invisual e uma «embaixadora» de sonhos.

«Se tem uma paixão, pode superar qualquer obstáculo. Estabeleça um objetivo, concentre-se, trabalhe com os outros e encontre um caminho. Somos todos cozinheiros cegos que trabalham no escuro, transformando ingredientes básicos numa dádiva de vida».

Continue a ler esta notícia

Relacionados