Edward Snowden pediu asilo político ao Equador - TVI

Edward Snowden pediu asilo político ao Equador

Edward Snowden

Ministro dos Negócios Estrangeiros equatoriano deu a informação no Twitter

Relacionados
Edward Snowden, o ex-técnico da CIA e consultor externo da NSA que denunciou um programa de espionagem a larga escala dos serviços secretos dos Estados Unidos, pediu asilo político ao Equador.

A informação foi divulgada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros equatoriano no Twitter.





O jovem norte-americano, acusado formalmente pelos EUA de espionagem, roubo e uso inapropriado de informações governamentais, encontra-se em Moscovo.

O governo de Barack Obama tenciona elaborar um pedido de extradição para poder julgar Edward Snowden em solo norte-americano.

A agência Reuters avança também que os Estados Unidos anularam o passaporte de Snowden, para evitar nova fuga.

Recorde-se que o fundador do Wikileaks, Julian Assange, tinha recomendado Edward Snowden a procurar asilo na América Latina, tal como o próprio fez.

Numa entrevista à CNN, Assange, que está refugiado na embaixada do Equador em Londres para evitar a sua extradição para a Suécia, recomendou «encarecidamente» a Snowden que «parta para a América Latina».

«Nos últimos 10 anos, a América Latina registou avanços nas questões dos Direitos Humanos e tem uma longa tradição de asilo», disse Assange na entrevista.

Snowden assumiu a responsabilidade de ter informado os diários «The Guardian» e «The Washington Post» dos detalhes da espionagem encetada pela Agência de Segurança Nacional (NSA) com os quais obtém milhões de registos de chamadas telefónicas nos Estados Unidos e acede a informação armazenada nas principais empresas de Internet.
Continue a ler esta notícia

Relacionados